top of page

FNDE e Cecampe Nordeste realizam capacitação para fortalecer gestão educacional indígena da região

Encontro reuniu 84 gestores educacionais em Mamanguape/PB, focando na aplicação eficaz do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Nordeste (Cecampe Nordeste) realizaram uma capacitação presencial nos dias 29 e 30 de julho, em Mamanguape, Paraíba. O evento foi voltado a técnicos e gestores educacionais indígenas e não indígenas, além de outros interessados no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas.

Participaram da formação 84 gestores educacionais, com o objetivo de fortalecer as escolas indígenas da região Nordeste, oferecendo suporte para uma gestão mais eficiente dos recursos do PDDE.

Ao longo da capacitação, os presentes assistiram a palestras e participaram de sessões interativas para esclarecer dúvidas e trocar experiências. “Essas formações são essenciais para tratar as necessidades específicas dos povos indígenas, permitindo aos gestores compreenderem melhor os desafios enfrentados na execução do PDDE e desenvolverem soluções adequadas”, afirmou Fernanda Lucena, coordenadora-geral do Desenvolvimento e Melhoria da Escola no FNDE.

Fernanda ressaltou ainda a importância de eventos como este para uma abordagem mais sensível à cultura indígena no contexto do PDDE. "Esses encontros são fundamentais para entendermos as especificidades das comunidades indígenas e, assim, adaptarmos as ações do PDDE de maneira que realmente atendam às suas necessidades. É uma oportunidade única de trocar conhecimentos e experiências que enriquecem todos os envolvidos”, acrescentou.

Hilda Souza, coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE, complementou: “Essas ações são um passo importante para garantir uma educação de qualidade e inclusiva, respeitando as particularidades e culturas locais. Conhecer de perto a realidade de cada município é fundamental para que os recursos do programa sejam utilizados de maneira eficaz e confiante, beneficiando não apenas os alunos, mas também as escolas e toda a comunidade escolar.”

Adriana Diniz, coordenadora do Cecampe Nordeste, enfatizou a importância das parcerias na educação. “A realização desta capacitação em Mamanguape é uma forma do FNDE prestar a assistência técnica aos estados e municípios, visando fortalecer a gestão dos programas e melhorar a qualidade da educação básica pública.”

Além do FNDE e Cecampe Nordeste, o evento contou com a presença de diversas autoridades, como Rizoneide Gomes, representante da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, Ailton Silva de Lima, representante do município de Baia da Traição, Joseane de Lima, representante do município de Conde, Jucelino Tabajara, representante dos estudantes indígenas universitários, Fernanda Marques, diretora de Centro e vice-diretora do CCAE da UFPB (Campus IV Rio Tinto e Mamanguape), Eugênio Herculano Júnior, representante da Funai, Jaciara Marciel, representante do Povo Tabajara, Sandro Gomes Barbosa, cacique geral do Povo Potiguar, Daniel Santana, representante da Organização de Professores, e Iolanda Mendonça, precursora da educação escolar indígena.

Durante o encontro, o FNDE também se reuniu com a equipe do Cecampe Nordeste para discutir os trabalhos desenvolvidos e apresentar o relatório das atividades anuais, reforçando a parceria para capacitar ainda mais os gestores da região.